segunda-feira, 16 de junho de 2008

O pregador

Mochila nas costas, rebeldia no coração e vontade de viver a liberdade a que tanto lutou para conquistar, boné, jeans, tênis e um mundo mudo á sua frente no escuro ônibus de viagem rumo á São Paulo, uma viagem curta, quem em sã consciência iría querer morar nesse “hospício a céu aberto”.

Na mochila alguns livros, anotações, preservativos, algumas roupas e pouco dinheiro afinal de contas era uma viagem rápida. São Paulo era boa assim, poucos dias somente o necessário; Primeira parada senta-se ao seu lado uma senhora aparentando 40anos estatura media, porte físico proporcional, aparência calma e semblante sereno.

..... Bom dia
..... Bom dia.
..... Você sabe me dizer em quanto tempo chegamos em São Paulo ?
..... Mais umas duas horas, no Maximo – respondeu ele sem muita paciência para um próxima pergunta, conversar amenidades não era seu ponto forte.
..... Obrigada – Disse ela amavelmente enquanto tirava da bolsa um pacote.

..... Isto é para você - estendeu-lhe o embrulho.
...... É alguma brincadeira ? , o que é isso? , para que isso ? – serio e desconfiado pegou o pacote.
...... Abra – disse ela sorrindo.
...... Me desculpe, seja o que for, obrigado mas não é meu e não quero – disse ele direto e seco devolvendo o embrulho.
...... Meu jovem, está manha Deus me disse que encontraria você e que esse era o propósito de minha viagem, não tenho ninguém em São Paulo, o propósito de eu estar aqui é para dar-lhe isto, tome – disse ela ela simpática porém firme – você vai precisar.

A curiosidade o fez pegar novamente o pacote e abrir, era um bíblia, exatamente igual a que teve um dia.

..... Deus quer usar você filho, não sei exatamente o propósito mas sei que você é um escolhido dele – Deus te ama muito, ele te preservou até aqui, cuidou de você e agora quer te usar para uma importante tarefa.

.... A senhora e seu Deus devem estar enganados, eu sou agnóstico e há muito tempo que não leio este livro aqui nem mesmo para pesquisa, não acredito nele.

..... Sei o que vai dizer filho, este livro foi sim escrito por homens porque o instrumento dele para fazer sua obra nesta terra são os homens, Deus tem um chamado para você que é tão bom no uso da palavra, você não sabe mas foi Deus que lhe deu este dom, você deverá usá-lo no devido tempo – agora sua expressão era seria e compenetrada. – Você é um jovem ousado e perseverante, lutou muito na vida e se decepcionou com os homens, mas Deus está acima de todos os erros que um homem pode cometer, você nem se lembra mais da oração que fez há 15 anos atrás, mas Deus se lembra.

..... Bom tudo que tenho que fazer é guardar certo ? - perguntou ele farto daquela conversa e sem a mínima vontade de prolongar o assunto – pois está entregue, missão cumprida – guardou a bíblia, pegou seu fone de ouvido e ligou no ultimo volume, não queria mais conversa, fechou os olhos e dormiu profundamente.

..... Esse Deus chegou só uns quinze anos atrasado.